A COOPERATIVA-ESCOLA COMO COMPONENTE DO SISTEMA ESCOLA-FAZENDA NAS ESCOLAS AGROTÉCNICAS FEDERAIS (1973 A 1986)
Resumo
Este artigo tem por objetivo, apresentar as diretrizes de implantação e funcionamento das cooperativas-escola, do sistema escola-fazenda nas Escolas Agrotécnicas Federais durante a administração da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário (COAGRI). A ideia da utilização do cooperativismo nos ambientes escolares no contexto da agropecuária surgiu na primeira metade do século XX, mas a sua utilização como componente estrutural de um modelo pedagógico, se deu quando da implantação do sistema escola-fazenda, nas instituições que passaram a formar a rede de Escolas Agrotécnicas Federais a partir do final da década de 1960. Para o desenvolvimento da pesquisa, recorremos a pesquisa bibliográfica e documental. Resultados da investigação apontam que a vivência prática no curso, proporcionava ao mercado de trabalho um profissional mais bem preparado. Concluímos, que o sistema de cooperativa propiciava ao aluno conhecer a estrutura e o funcionamento de uma cooperativa, além de promover a sua capacidade de liderança e trabalho coletivo.