O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS

Autores

  • Cristina Soares de Sousa
  • Heber Junio Pereira Brasão
  • Pollyany Regina Correia
  • Liliane Rodrigues Vaz

Resumo

Este trabalho tem por finalidade analisar a relevância dos gêneros textuais inseridos no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Esses gêneros auxiliam, de forma significativa, o desenvolvimento da linguagem e podem funcionar como objetos e instrumentos de trabalho para professores. Objetivos: Analisar o trabalho com gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica; foram eleitos alguns teóricos que trabalham este tema, como Oliveira (2008), Bentes (2006), Koch (1997; 2006), Schneuwly e Dolz (2004). Mas a base teórica da pesquisa está ancorada em Bakhtin (1992) e Marcuschi (1996). Foram consultados, também, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Resultados: O trabalho em sala de aula com os diversos gêneros textuais contribui para que o aluno se depare com a Língua em funcionamento, o que lhe propicia maiores possibilidades de compreender e de produzir textos variados. Considerações finais: O trabalho com gêneros textuais pode ser interessante e significativo parta o aprendizado da Língua Portuguesa, pela sua diversidade e praticidade de uso.

Downloads

Publicado

22/09/2024

Edição

Seção

Artigos