FORMAÇÃO INICIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DIMENSÕES E SIGNIFICADOS

Autores

  • Liamar Nunes Silveira Monteiro

Resumo

Essa pesquisa apresenta uma discussão sobre as políticas e formação de professores. Trata-se de uma investigação que teve como objetivo discutir os sentidos, as dimensões da formação inicial e da formação continuada de professores, bem como da legislação atinente (Lei 9394/96, diretrizes curriculares, PNE), apresentar o conceito de formação assumido no trabalho, discutir aspectos da formação inicial e continuada, apresentar os conceitos/categorias fundantes da pesquisa: docência, relação teoria-prática, profissão, profissionalismo, identidade profissional, de forma linear, sem subdivisões e/ ou subtítulos. Deste modo, as pesquisas de Imbernón (2009); Nóvoa (1999); Nóvoa (2008); Gatti, Barreto e André (2011); Canário (2008); Schôn (1997); Tardif e Lessard (2008); Candau (1997); Ramos (2011); Sacristán (1995), dentre outros, sobre a formação docente, proporcionam registros condutores imprescindíveis para argumentações do percurso histórico e realidade social, enfatizando a necessidade do mercado educacional de pessoas bem formadas, continuamente qualificadas. A importância dos saberes docentes para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, a capacidade de adquirir novos saberes é vasta, proporcionam dominar situações novas, que se emergem tanto no conteúdo de ensino, quanto na elaboração de estratégias de sucesso na gestão e liderança de sala de aula.

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Publicado

22/09/2024

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Seção

Artigos