O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO UM ESPAÇO DIALÓGICO

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Resumo

Com a crescente inserção da sociedade no espaço de consumo do comércio eletrônico e a utilização das redes sociais, tem-se por necessidade a mudança na abordagem do elemento “espaço geográfico” no processo dialógico com os alunos. No entanto, a análise do comércio eletrônico traz consigo a possibilidade de se enxergar além da materialidade local que é usada como metodologia de ensino entre o conhecimento produzido pela realidade do aluno com a abertura de “olhar” trazida pelo docente, objetivando os fundamentos da Geografia enquanto ciência. Esta nova ótica, coloca o comércio eletrônico no campo virtual na realização da mercadoria sob a ótica marxista, mas que tem toda sua base de agregação de valor e entrega na materialidade do espaço. Assim, o aluno entende dentro de sua nova realidade que a oferta de produtos não se encontra apenas no espaço organizado pela economia de aglomeração, mas também no “espaço virtual” segmentado pelos diferentes nichos de mercado, com barreiras linguísticas e dominado por empresas globais. Assim, a atividade do comércio eletrônico aumentou e está mais presente na realidade de adultos, jovens e crianças no ambiente escolar. Essa nova perspectiva nos remete a uma revisão conceitual da ciência que trata da organização espacial sobre a materialização dos objetos e equipamentos presentes no espaço na nova era digital. Dito isso, este trabalho objetiva analisar o cenário do comércio eletrônico no contexto das transformações macroeconômicas e sua aproximação conceitual com a Ciência Geográfica, no âmbito de reconfigurações territoriais, baseado na mobilidade espacial possibilitada pelas novas tecnologias de informação.

Biografia do Autor

Francine Borges Silva, Centro Universitário Fundação Mario Palmério - UNIFUCAMP

Graduada em Geografia com habilitação em Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e também com habilitação em Bacharelado por essa mesma universidade (2003). É especialista em Educação Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia - FCU - e em Educação à Distância pela Faculdade de Noroeste de Minas - FINOM - (2009). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia na linha de pesquisa Análise, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano (2007). Ademais, possui graduação em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário do Triângulo (2002). Apresenta experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos temas de planos diretores, usinas hidrelétricas, parques urbanos e questão ambiental urbana. Além de diversas participação em pesquisas nas áreas de Trânsito e Transporte e de Plano Diretor de Usinas Hidrelétricas. Desde 2006 atuou na Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM - como professora do curso presencial de Geografia e foi Coordenadora dos Cursos de Geografia e História na modalidade de Ensino a Distância durante 5 anos (período de 2009 a 2013) nessa mesma instituição. Além de ministrar aulas de Geografia no Ensino Médio no Colégio Dom Elizeu (2008) e Colégio Soma (2007). Atualmente, atua como professora no curso de Engenharia Agronômica, do curso de Ciências Biológicas, do curso de Administração e do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Carmelita Mário Palmério - FUCAMP - no município de Monte Carmelo/MG e também como professora de Geografia do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II no Colégio Alpha COC também em Monte Carmelo/MG.

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Publicado

18/09/2024

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Artigos