O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO UM ESPAÇO DIALÓGICO
Resumo
Com a crescente inserção da sociedade no espaço de consumo do comércio eletrônico e a utilização das redes sociais, tem-se por necessidade a mudança na abordagem do elemento “espaço geográfico” no processo dialógico com os alunos. No entanto, a análise do comércio eletrônico traz consigo a possibilidade de se enxergar além da materialidade local que é usada como metodologia de ensino entre o conhecimento produzido pela realidade do aluno com a abertura de “olhar” trazida pelo docente, objetivando os fundamentos da Geografia enquanto ciência. Esta nova ótica, coloca o comércio eletrônico no campo virtual na realização da mercadoria sob a ótica marxista, mas que tem toda sua base de agregação de valor e entrega na materialidade do espaço. Assim, o aluno entende dentro de sua nova realidade que a oferta de produtos não se encontra apenas no espaço organizado pela economia de aglomeração, mas também no “espaço virtual” segmentado pelos diferentes nichos de mercado, com barreiras linguísticas e dominado por empresas globais. Assim, a atividade do comércio eletrônico aumentou e está mais presente na realidade de adultos, jovens e crianças no ambiente escolar. Essa nova perspectiva nos remete a uma revisão conceitual da ciência que trata da organização espacial sobre a materialização dos objetos e equipamentos presentes no espaço na nova era digital. Dito isso, este trabalho objetiva analisar o cenário do comércio eletrônico no contexto das transformações macroeconômicas e sua aproximação conceitual com a Ciência Geográfica, no âmbito de reconfigurações territoriais, baseado na mobilidade espacial possibilitada pelas novas tecnologias de informação.