TRAJETÓRIA E PERCALÇOS

Uma análise das desigualdades educacionais no ensino superior brasileiro à luz de Pierre Bourdieu

Autores

  • Carlos Eduardo Leite Costa Universidade de Brasília

Resumo

O presente trabalho visou analisar as desigualdades educacionais do ensino superior brasileiro a partir de uma retrospectiva de pesquisas que estudaram diferentes vertentes do tema. A análise pautou sob à luz do conceito de educação como um fator de conservação social, desenvolvido por Pierre Bourdieu, adjunto às noções de capital cultural, social e econômico, um tripé que sustenta uma estrutura de desigualdade educacional. Através das pesquisas selecionadas, é possível observar que a reprodução das desigualdades citadas por Bourdieu apresentam uma face distinta no contexto brasileiro, em contraste ao cenário francês vivenciado pelo autor. O acesso ao ensino superior foi facilitado, ainda que longe do ideal, mas a estratificação e a definição das desigualdades manifesta-se também pela escolha do curso, permanência e progressão da vida acadêmica dos estudantes. Obstáculos como deslocamento, condição financeira, necessidade de trabalho, pressão e expectativa familiar, dentre outros, enquadram-se nos três capitais delimitados pelo autor, que se mantém relevante ao discutir o tema das desigualdades no espaço do ensino superior brasileiro.

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Publicado

22/09/2024

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Artigos