AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS TESES ACADÊMICAS PUBLICADAS NO PERÍODO DE 2012 E 2022

Autores

  • Daniele Felix de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ueliton André dos Santos Silva UFBA

Resumo

O presente trabalho foi construído por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa e caráter descritivo. O artigo teve por finalidade analisar a afetividade e suas implicações na educação escolar, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin e o software Iramuteq. Para isso, foram selecionadas 50 teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, que abordavam a afetividade no contexto educacional. A análise dos dados resultou em três classes principais: Campo de Ação, destacando o ambiente escolar e os agentes envolvidos na aplicação da afetividade; Afetividade e Aprendizagem, ressaltando a importância da afetividade nas interações humanas e no processo de ensino-aprendizagem; e Aspectos Metodológicos, abrangendo questões relacionadas à metodologia das pesquisas. Os resultados apontam para a necessidade de considerar a afetividade como uma dimensão fundamental na construção de ambientes educacionais mais acolhedores e enriquecedores.

Biografia do Autor

Daniele Felix de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

22/09/2024

Edição

Seção

Artigos