OS PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE EM FLORIANÓPOLIS/SC: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
Resumo
Ao longo das últimas décadas, a Rede Municipal de Ensino de Florianópolis / SC vem envidando esforços para tornar o espaço da formação continuada mais significativo, procurando atender às reais necessidades da prática docente. Nesse intuito, a Secretaria Municipal de Educação lançou, em 2016, o documento “Desafios Metodológicos para a Formação Continuada dos/das Profissionais da Educação” (FLORIANÓPOLIS, 2016b), que representa uma síntese das discussões, entendimentos e propostas, alcançados até o momento, acerca do tema. A presente pesquisa faz uma análise do documento, especialmente com respeito às suas concepções e fundamentos, com base em autores como Imbernón (2010) e Nóvoa (2009; 2017; 2022). Inicialmente, contextualiza-se o objeto de pesquisa, a partir da mobilização da legislação vigente. Na sequência, descreve-se brevemente a trajetória da formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, bem como a estrutura do documento. Após, realiza-se a análise destas concepções e princípios, cotejando-as com estudos dos pesquisadores supracitados. A análise permitiu observar que os princípios e fundamentos do documento se aproximam, nos seus aspectos centrais, daqueles apresentados pelos autores estudados, enfatizando os que dizem respeito aos aspectos da coletividade, dialogicidade e colaboração, elementos indispensáveis para a formação e desenvolvimento dos profissionais docentes.