A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA
Resumo
Esta pesquisa científica teve por objetivo avaliar a possibilidade de utilização do ChatGPT (OPENAI, 2023b) no processo de produção de textos acadêmicos a partir de quatro perspectivas: a do plágio; a tecnológica; a técnica; e a linguística. A partir de uma amostra de pesquisa composta por um texto formado por 2022 palavras, distribuídas ao longo de 183 linhas organizadas em 36 parágrafos, e ainda, por 3 cardápios de dietas específicos, ambos elaborados pelo ChatGPT (OPENAI, 2023b) mediante instruções e questionamentos específicos da área de nutrição, esta investigação contou com um processo de análise baseado em recursos tecnológicos referentes a softwares detectores de similaridades (“programas antiplágio”), tecnologia de inteligência artificial aplicada à detecção de textos elaborados por modelos de linguagem natural, e, ainda, com a teoria adjacente disponível na literatura relacionada ao respectivo objeto de estudo. Como principais resultados, destacam-se os seguintes fatos: não foi possível concluir que o texto analisado apresentava evidências de plágio; do ponto de vista tecnológico, o texto em análise não foi capaz de incorporar as particularidades da linguagem humana; do ponto de vista técnico-nutricional, apesar de corretos, os cardápios/dietas apresentaram um caráter genérico e enviesado pela cultura alimentar estadunidense; e, sob a perspectiva linguística, o texto elaborado pelo chatbot foi redigido corretamente, tanto do ponto vista sintático quanto do gramatical, mas não foi capaz de incorporar à sua redação capacidades associadas à linguagem humana essenciais à construção de textos de natureza acadêmica.