A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E OS DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA

Autores

Resumo

Esta pesquisa científica teve por objetivo avaliar a possibilidade de utilização do ChatGPT (OPENAI, 2023b) no processo de produção de textos acadêmicos a partir de quatro perspectivas: a do plágio; a tecnológica; a técnica; e a linguística. A partir de uma amostra de pesquisa composta por um texto formado por 2022 palavras, distribuídas ao longo de 183 linhas organizadas em 36 parágrafos, e ainda, por 3 cardápios de dietas específicos, ambos elaborados pelo ChatGPT (OPENAI, 2023b) mediante instruções e questionamentos específicos da área de nutrição, esta investigação contou com um processo de análise baseado em recursos tecnológicos referentes a softwares detectores de similaridades (“programas antiplágio”), tecnologia de inteligência artificial aplicada à detecção de textos elaborados por modelos de linguagem natural, e, ainda, com a teoria adjacente disponível na literatura relacionada ao respectivo objeto de estudo. Como principais resultados, destacam-se os seguintes fatos: não foi possível concluir que o texto analisado apresentava evidências de plágio; do ponto de vista tecnológico, o texto em análise não foi capaz de incorporar as particularidades da linguagem humana; do ponto de vista técnico-nutricional, apesar de corretos, os cardápios/dietas apresentaram um caráter genérico e enviesado pela cultura alimentar estadunidense; e, sob a perspectiva linguística, o texto elaborado pelo chatbot foi redigido corretamente, tanto do ponto vista sintático quanto do gramatical, mas não foi capaz de incorporar à sua redação capacidades associadas à linguagem humana essenciais à construção de textos de natureza acadêmica.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Souza Carmo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Agronomia com ênfase em Energia na Agricultura pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2020). Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2008). MBA em Controladoria e Finanças pela FUNDACE/USP-Ribeirão Preto-SP (2001). Bacharel em Ciências Contábeis (1999). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC-UFU). Tem experiência nas áreas de Ciências Contábeis, Métodos Quantitativos Aplicados e Educação.

Renata de Oliveira Souza Carmo

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGED-UFU). Professora de língua portuguesa e língua inglesa, suas literaturas e suas metodologias de ensino na Universidade de Uberaba (UNIUBE). renatadeoliveira.carmo@gmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0997-0754.

Guilherme Diniz de Melo, Carcará Marmitaria – Uberlândia – MG

Bacharel em Nutrição pelo Centro Universitário Triângulo (UNITRI). Gerente de Produção da Empresa Carcará Marmitaria – Uberlândia – MG. gdinizmelo@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-7873-6219.

Downloads

Publicado

14/02/2023