ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MONTE CARMELO-MG E REGIÃO
Resumo
Os avanços tecnológicos e a constante transformação que a sociedade enfrenta faz com que o mercado de trabalho necessite cada vez mais de pessoas qualificadas. Com isso, surgiram várias instituições de ensino superior ofertando diversos cursos e, consequentemente, formando cada vez mais profissionais. A evolução afeta vários ramos profissionais e é importante estar a par do que acontece no Brasil e no mundo. Isso ocorre também com o profissional contábil, que precisa acompanhar a inovação constante, estar aberto a todas as áreas de informações possíveis e adquirir novas habilidades e conhecimentos. Assim, o estudo objetivou analisar as grades curriculares do curso de Ciências Contábeis da região do Triângulo Mineiro e identificar o perfil do futuro profissional por meio da grade curricular, avaliando se ela é específica ou generalista. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, descritiva com análise qualitativa. Para a realização do estudo foram analisadas as grades curriculares das instituições: UNIFUCAMP, UNICERP, UNIPAM, UNIARAXA, ESAMC, FPM, FCC e UFU. Todas as instituições de ensino superior oferecem os cursos em modalidade presencial, sendo as sete primeiras particulares e a última uma universidade pública federal. A análise das grades curriculares concluiu que todas as instituições estão alinhadas em relação aos conhecimentos que são proporcionados para os discentes. Percebe-se que todas ofertam as disciplinas sugeridas pela Resolução do Conselho Nacional da Educação e, além das sugeridas, as grades curriculares oferecem disciplinas que abrangem outras áreas além da contabilidade, a qual constatou que os alunos tendem a ter uma formação generalista.