METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA: ANÁLISE DO DISCURSO - CONCEITOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Termisia Luiza Rocha Universidade Federal de Uberlândia - UNIFUCAMP
  • Gilson Pequeno da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, definir e caracterizar alguns aspectos fundamentais da Análise do Discurso, pautadas na vertente francesa. Inicialmente, são apresentados determinados conceitos e definições básicas para, posteriormente, tratá-la como alternativa metodológica de pesquisa qualitativa em Educação.

 

Biografia do Autor

Termisia Luiza Rocha, Universidade Federal de Uberlândia - UNIFUCAMP

Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Graduada em Pedagogia, com pós-graduação em Inspeção e Supervisão Escolar. Estudante de Graduação em Letras/Inglês. Estudante de Bacharelado em Serviço Social. Servidora pública efetiva lotada e em exercício na Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. Professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Mário Palmério em Monte Carmelo/MG desde 2011. Experiência como tutora de cursos de formação profissional "Curso de Formação de Professores para Educação de Jovens e Adultos - PROEJA" no Instituto Federal do Triângulo Mineiro ? IFTM e como tutora no Curso de Educação Ambiental da Universidade Federal de Ouro Preto.

Gilson Pequeno da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002), graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2005) e Especialização em Gestão na Educação Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2006). Atualmente é professor de educação básica no Município de Várzea Grande e professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e Educação Física no Ensino Superior na Formação de Professores, atua no Ensino Fundamental, atuando nos seguintes temas: lúdico, brincar, infantil, educação ambiental, formação, alfabetização.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado da Universidade Federal de Uberlândia, lotado na Faculdade de Educação - FACED/UFU - onde desenvolve ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração, na Graduação e nos Programas de Pós-Graduação Acadêmico (mestrado e doutorado) e Profissional (mestrado). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1986). Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1991 - OAB/MG 82057). Graduado em Matemática pela Universidade de Uberaba (2009). Mestre em Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Mestre em Inovação e Sistemas Educativos pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais no Ensino - GRUPEM-UFU. Membro do Corpo Editorial das Revistas GeTeC: Gestão, Tecnologia e Ciências; Cadernos da Fucamp; InterSciencePlace. Membro do Corpo Editorial da Editora FUCAMP. É integrante do quadro de avaliadores de Cursos superiores presenciais e a distância do INEP/MEC. Foi Diretor de Ensino da Universidade Federal de Uberlândia (Janeiro de 2017 a Janeiro de 2021). Atuou como Professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Exerceu as funções de Supervisão Escolar e Direção de Escola de Educação Básica. Foi Assessor Técnico Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Secretário Municipal de Educação Interino - Uberlândia MG. Tem experiência Acadêmica e Profissional na Educação Escolar e Educação Não-Escolar, atuando, principalmente, nas seguintes temáticas: Docência Universitária, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Educacional, Educação Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Políticas Educacionais, Ensino Aprendizagem, Metodologias de Ensino, Avaliação, Currículo, Planejamento, Projetos Pedagógicos, Educação a Distância e Educação Empresarial e Organizacional.

Downloads

Publicado

14/02/2023