EM TEMPOS DE PANDEMIA: IVO VOLTOU A VER A UVA

Autores

  • Cassiana Magalhães Universidade Estadual de Londrina
  • Suely Amaral Mello Universidade Estadual Paulista
  • Juliana Carbonieri Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Este ensaio teórico objetiva discutir retrocessos na educação infantil no período pandêmico. Em virtude do SARS-CoV-2, o distanciamento social se colocou como medida de segurança sanitária. Por isso, as atividades nas instituições educativas foram suspensas, ocasionado novas formas de organização da educação. Entretanto, este pode não ter sido o maior obstáculo ao desenvolvimento das crianças. Nesse mesmo período, o edital do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2022 (BRASIL, 2020b) foi publicado. A questão que apresentamos para discussão é: As especificidades da educação infantil são priorizadas neste edital? Sua análise revela que, além de negar as particularidades da primeira etapa da educação básica, o edital busca validar a antecipação da alfabetização para as crianças pequenas e, nesse sentido, se configura como uma viagem ao passado. Em outras palavras, propostas pedagógicas já superadas por estudos e pesquisas, ganham nova roupagem nos livros didáticos e assumem o protagonismo da educação das crianças.

Biografia do Autor

Suely Amaral Mello, Universidade Estadual Paulista

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Marília. 

Juliana Carbonieri, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Downloads

Publicado

14/02/2023