LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA
Resumo
O estudo em tela abarca a literatura no contexto da Educação Infantil, tem como objetivo refletir sobre a importância da contação de histórias e seus processos de leitura, do contato com o livro infantil. A literatura e, mais especificamente, a contação de histórias, devem ser apresentadas as crianças na primeira etapa da educação básica, pois exerce grande influência no desenvolvimento da linguagem, psicossocial e cognitivo da criança, e ao mesmo tempo inserindo a criança na cultura literária, formando nas diversas fases da Educação Infantil, crianças leitoras. A metodologia abordada neste trabalho seguiu a linha de pesquisa bibliográfica, que permitiu verificar diversas abordagens teóricas sobre o tema pesquisado. Sob tal cenário, evidenciou-se que as práticas pedagógicas com literatura na Educação Infantil, devem criar situações de aprendizagem, recreação, estimulando o gosto pela leitura, a investigação, a imaginação, e criações no universo da criança.