LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA

Autores

  • Anderson Oramisio Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Camila Rezende Oliveira
  • Silvânia Santos Pereira

Resumo

O estudo em tela abarca a literatura no contexto da Educação Infantil, tem como objetivo refletir sobre a importância da contação de histórias e seus processos de leitura, do contato com o livro infantil. A literatura       e, mais especificamente, a contação de histórias, devem ser apresentadas as crianças na primeira etapa da educação básica, pois exerce grande influência no desenvolvimento da linguagem, psicossocial e cognitivo da criança, e ao mesmo tempo inserindo a criança na cultura literária, formando nas diversas fases da Educação Infantil, crianças leitoras. A metodologia abordada neste trabalho seguiu a linha de pesquisa bibliográfica, que permitiu verificar diversas abordagens teóricas sobre o tema pesquisado. Sob tal cenário, evidenciou-se que as práticas pedagógicas com literatura na Educação Infantil, devem criar situações de aprendizagem, recreação, estimulando o gosto pela leitura, a investigação, a imaginação, e   criações no universo da criança.

Biografia do Autor

Anderson Oramisio Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Estudos Sociais( Licenciatura Curta - Historia e Geografia) pelo Centro Universitário do Triângulo(1988), Graduação Plena em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (2001), Graduação Plena em Pedagogia pela Faculdade Alfredo Nasser (2010), Graduação Plena em Matemática(2017). Especialização Lato sensu em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal(2001) - Especialização Lato sensu em Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia (2008/2009) - Especialização Lato sensu em Pedagogia Empresarial pela UNIFENAS (2009). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2019) - Pós-Doutorado em Educação / Formação de Professores - Psicologia da Educação Matemática, pela Universidade Federal de Uberlândia (2021). Professor Adjunto do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí - GO.Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação Escolar e não Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática - Ensino - Aprendizagem Educação a Distância - Tutoria presencial e a distância, Metodologias de Ensino em Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, Formação de Professores, e Gestão Escolar, Psicopedagogia e Avaliação da Aprendizagem. Avaliador do MEC/INEP - BNI. Avaliador de projetos de Inovação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (PIBITI 2017/2018) - Instituto Federal do Paraná, Membro do Conselho Executivo Permanente e parecerista da Revista Etinerarius Reflections da Universidade Federal de Goiás - Campus Jataí. Avaliador e parecerista "Ad hoc" da Revista Valore - Faculdade Sul fluminense - Rio de Janeiro. Atuando como tutor presencial e a distância CEAD/UFU em cursos de extensão, graduação e especialização lato sensu.

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Publicado

09/02/2023