O CARÁTER INFORMATIVO PRESENTE NA OBRA “OS SERTÕES” DE EUCLIDES DA CUNHA

Autores

  • Vitor Sergio de Almeida Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da Universidade do Estado Minas Gerais (UEMG), Unidade de Ituiutaba, da UFU, campus Pontal. Membro do grupo de pesquisa Políticas, Educação e Cidadania (Polis), sediado na UFU.
  • Aureane Secretaria Municipal de Educação (SME) de Uberlândia, Minas Gerais. https://orcid.org/0000-0003-0081-2749
  • Flávio Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais e da rede privada em Uberlândia, Minas Gerais. https://orcid.org/0000-0001-6468-9773
  • Aluísio Rede privada em Ribeirão Preto, São Paulo https://orcid.org/0000-0002-0758-0154

Resumo

A obra Pré-Modernista “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, possui uma grande e diversificada carga de conteúdo e de abordagem, bem como uma riqueza estilística, discursiva e estrutural, o que faz com que ela receba, dentro do gênero literário, variadas classificações. A ideia do enquadramento literário é meramente um exercício objetivo, determinista, utilitarista e unilateral diante da imensidão artística que ela carrega. Dentre as várias facetas de gênero de “Os Sertões” realça-se o bojo informativo, típico do jornalismo, outrossim, o objetivo central dessa investigação consiste em analisar a produção perante o viés informativo. Contudo, para realizar tal intento é feita uma breve reflexão sobre alguns aspectos históricos, literários e informacionais. A problemática é representada pela seguinte indagação: Quais os traços informativos palpáveis em “Os Sertões”? A pesquisa bibliográfica é a base metodológica, a qual congrega, além de “Os Sertões”, uma gama de literários, os quais têm relevantes críticas acerca do Pré-Modernismo e do referido livro. Acerca da conclusão, destaca-se que “Os Sertões” demonstra uma consciência crítica, um regionalismo vigoroso e denunciador da realidade brasileira marginalizada, que o faz um espelho de Canudos, da terra e do sertanejo. Perante o jornalismo, empenha-se a apuração, o compromisso com o real, o esmero redacional, a linguagem formal, a escrita compreensível, o rigor cientifico, a contextualização do fato, a ordem direta, os parágrafos e períodos curtos.

Biografia do Autor

Aureane, Secretaria Municipal de Educação (SME) de Uberlândia, Minas Gerais.

Especialista em Pedagogia Empresarial e Docência na Diversidade pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Gestora e professora da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Uberlândia, Minas Gerais. E-mail: aureanemartins@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0081-2749 Lattes: http://lattes. cnpq.br/3897535551071746

Flávio , Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais e da rede privada em Uberlândia, Minas Gerais.

Graduado em Matemática e Física pela Universidade de Uberaba (Uniube). Professor da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais e da rede privada em Uberlândia, Minas Gerais. E-mail: fcaratta@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6468-9773 Lattes:

http://lattes.cnpq.br/2507374664523130

Aluísio, Rede privada em Ribeirão Preto, São Paulo

Mestrando em Educação e Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor da rede privada em Ribeirão Preto, São Paulo. E-mail: aluisiobrandao@yahoo.com.br ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0758-0154 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8336110623116847

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Publicado

14/02/2023