EFEITO DA PUBLICAÇÃO DO RELATO INTEGRADO NA QUALIDADE DE AUDITORIA: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS
Resumo
Esta pesquisa foi motivada pela constatação de que, embora existam estudos que associam a qualidade da auditoria às práticas ESG, como os trabalhos de Wang et al. (2022), Freitas (2021) e Pereira et al. (2021), ainda são escassas as investigações que relacionam ou buscam compreender a conexão entre a publicação do relato integrado e a qualidade da auditoria. Dessa forma, o objetivo deste estudo é examinar a relação entre a publicação do relato integrado e a qualidade da auditoria, com base em uma amostra de empresas listadas na B3 que divulgaram tal relatório entre os anos de 2020 e 2023. Para examinar essa relação, utilizou-se a técnica de regressão linear, sendo a qualidade da auditoria, variável dependente, mensurada com base no modelo de gerenciamento de resultados de Jones Modificado, conforme proposto por Kothari, Leone e Wasley (2005). Os resultados da regressão indicam que não há evidências estatísticas suficientes para afirmar que a divulgação do relato integrado impacta positivamente a qualidade da auditoria. Em outras palavras, não se comprovou que empresas que optam por publicar o relato integrado apresentam qualidade superior de auditoria, o que levou à rejeição da hipótese formulada. Ainda assim, conclui-se que os achados contribuem para a literatura acadêmica sobre o tema, especialmente por se tratar de uma abordagem ainda pouco explorada no contexto brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos aceitos e publicados pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) terão como prerrogativas básicas os seguintes pontos:
a) As submissões são abertas a todos os usuários interessados, desde que, previamente cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
b) Todos os trabalhos aprovados e publicados pela RAGC são de livre acesso a todos os interessados desde que, previamente, possua um código de usuário e senha cadastrados no Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC);
c) O Sistema de Publicação Eletrônica de Revistas utilizado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade (RAGC) será aberto a todo e qualquer usuário interessado no seu conteúdo. Sendo que, o cadastro no referido sistema será de inteira responsabilidade do usuário interessado.