ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: AUTOPERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE NEGÓCIOS E TOMADA DE DECISÕES FINANCEIRAS PESSOAIS
Resumo
Esta pesquisa analisou como os cursos da área de negócios contribuíram para a alfabetização financeira (AF) dos seus alunos, visando à tomada de decisões mais eficientes em relação às finanças pessoais e ao planejamento financeiro pessoal. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, com coleta de dados realizada por meio de levantamento de campo, com 201 participantes, sendo 108 de Negócios e 93 de Direito. As respostas dos participantes foram analisadas por meio de frequência e testes de associação Phi e V de Cramer. Os principais resultados indicam associação significativa entre a quantidade de disciplinas cursadas relacionadas com a AF e a autopercepção do conhecimento; com a importância atribuída pelos alunos; e com as escolhas de investimentos. Ao comparar os grupos, identificou-se que Negócios está significativamente associado ao uso de planejamento financeiro pessoal e com conhecimentos que conduzem a decisões mais eficientes em relação ao consumo consciente, endividamento, inadimplência de cartão de crédito, escolha de investimentos em curto prazo e relação entre contribuição previdenciária e benefício. Os achados estão alinhados com os princípios da Teoria do Comportamento Planejado (TCP). Agrega à literatura resultados empíricos quantitativos que validam A TCP e ampliam a compreensão sobre relação formação acadêmica e AF. Aos gestores sugere-se a inclusão de disciplina que trate de Finanças Pessoais em todos os cursos, com estratégias de metodologias ativas e uso de recursos tecnológicos.
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