DEFICIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS
Resumo
Este trabalho teve como objetivo mapear e analisar produções acadêmicas sobre o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental com estudantes com deficiência, verificando seu alinhamento com as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). A metodologia consistiu em um mapeamento de trabalhos, o qual selecionou oito estudos que abordaram desde estratégias pedagógicas, até desafios e formação docente no contexto da educação inclusiva em Ciências. Os resultados revelaram que, embora existam avanços na proposição de metodologias adaptadas, como uso de Libras, Tecnologias Assistivas e recursos lúdicos, ainda encontramos desafios, especialmente na formação de professores, na disponibilidade de recursos e na adaptação e implementação do currículo e práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa demonstrou que a maioria dos estudos analisados destacam a importância da capacitação docente e da adaptação curricular, mas que ainda há uma lacuna entre o que prevê a LBI e a realidade das escolas. As discussões advindas da análise dos trabalhos reforçam a urgência de ações que incentivem, acompanhem e avaliem a implementação da legislação, bem como a formação docente e as práticas educativas inclusivas no Ensino de Ciências.