BREVE ANÁLISE ACERCA DO DIREITO FUNDAMENTAL À EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES COM OS MASSCARES NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Marília Rulli Stefanini UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim-MS
  • Silvia Leiko Nomizo PUCSP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Viviane Teles de Magalhães Araújo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Leticia Machel Lovo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

O presente artigo teve como objetivo o de apresentar um breve histórico acerca das principais normas que positivaram a educação brasileira, bem como apontar a relação umbilical existente entre a lesão ao Direito Fundamental à educação e a violência dentro de seus ambientes. Nesse sentido, fez-se certa análise a despeito dos primeiros vestígios da educação até os dias contemporâneos, assim como suas lesões a partir dos massacres dentro do ambiente educacional, perpetrados, por vezes, por estudantes e comunidade externa. Ademais, a metodologia utilizada pautou-se na coleta de dados por meio de levantamento bibliográfico e normas jurídicas. Deste modo, percebeu-se que a educação nunca foi implementada com o intuido de qualidade, mas de quantidade de egressos com ensino formal, o que demanda um repensar de posturas, métodos e técnicas entre família, sociedade e Estado, posto que a práxis demonstre casos extremados de violências em um ambiente que deveria priorizar pela atuação articulada, com fito a ressignificar a proteção integral de crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Marília Rulli Stefanini, UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim-MS

Pós-doutora e estágio doutoral em Direitos Humanos e Democracia pelo IGC – Ius Gentium Canimbrigae, na FD-UC – Faculdade de Direito, Universidade de Coimbra. Doutora em Direitos pela PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestra em Direito pelo UNIVEM – Centro Universitário Eurípedes de Marília; Especialista em Educação pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Especialista em Direito do Estado e Direito e Processo do Trabalho pela Rede de Ensino ANHANGUERA – UNIDERP. Bacharel em Direito pela UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela FAR – Faculdade Reunida, Unidade de Ilha Solteira-SP. Docente Adjunta da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Coxim-MS. Membro efetivo do Conselho Editorial - Conselho Técnico-Científico da Revista Aporia Jurídica - ISSN: 2358-5056. Parecerista da Revista Eletrônica Organizações e Sociedade - ISSN 2237-4779. Parecerista ad-hoc no procedimento de seleção cega por pares (blind peer review) da Revista Brasileira de Direitos Fundamentais e Justiça, do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-RS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -  Faculdade de Direito Programa de Pós-Graduação em Direito Revista Brasileira de Direitos Fundamentais & Justiça (ISSN 1982-1921) Qualis A1. Advogada.

Viviane Teles de Magalhães Araújo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda em Direito Constitucional pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Direito pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba.  Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em MBA em Direito Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Especialista emDireitos Humanos e Questão Social pela PUC/PR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Bacharel em Direito pela UCG – Universidade Católica de Goiás. Advogada.

Leticia Machel Lovo , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda em Direito pela PUC/SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestra em Linguística pela UNIFRAN - Universidade de Franca. Bacharel em Direito pela UNIFRAN - Universidade de Franca. Advogada e pesquisadora. É membro do grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica, vinculado ao CNPq e sediado na Universidade de Franca.

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Publicado

07/08/2023