http://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/issue/feedCadernos da FUCAMP2025-10-26T21:32:31-03:00Cristina Soarescristsoares@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Cadernos da Fucamp, publicada pela Fundação Carmelitana Mário Palmério tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. Sua finalidade é disseminar, registrar, avaliar e divulgar a produção científica relevante, realizada pelas diversas instituições ligadas à Educação.</p> <p>Tem como público alvo todos aqueles interessados no conhecimento com especial ênfase à área da Educação, tais como: pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e demais interessados de qualquer natureza.</p> <p>A Revista Cadernos da Fucamp tem como foco a publicação de contribuições científicas inéditas e aquelas já apresentadas em eventos de natureza científica, nacionais e internacionais, no campo da Educação, decorrente de estudos e pesquisas acadêmicos de caráter teórico e/ou, empírico.</p> <p>Não realiza cobranças para submissão de artigos, bem como para sua publicação.</p> <p><strong>A periodicidade da publicação é fluxo contínuo.</strong></p> <p><strong>Qualis A4</strong></p>http://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3902REFLEXÕES SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO E ARTE PARA JUVENTUDES, SOB UMA PERSPECTIVA FEMINISTA DE PESQUISA2025-06-09T18:13:28-03:00Cláudia Lahniclaudia.lahni@ufscar.brFabiana Furlani Carluccifabianacarlucci@estudante.ufscar.br<p>O fechamento das escolas durante a pandemia impactou profundamente o bem-estar de jovens, expondo-os/as a desafios emocionais e sociais. Nesse contexto, profissionais da educação recorreram à educomunicação, para apoiar a aprendizagem remota e fortalecer o desenvolvimento juvenil. Este artigo, baseado em uma dissertação de Mestrado, apresenta parte de uma pesquisa qualitativa que investiga como práticas educomunicativas incentivam o crescimento das juventudes em ambientes educacionais. As reflexões realizadas, nesta pesquisa, aplica uma perspectiva feminista, que valoriza a experiência e a representatividade de mulheres na ciência e na prática pedagógica. Os resultados indicam que a integração entre arte, comunicação e feminismos, não apenas apoia o desenvolvimento de adolescentes, mas também pode colaborar com a promoção de uma cidadania ativa e uma educação emancipadora para todas as pessoas.</p>2025-11-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttp://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/4034AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM EM PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA2025-10-14T14:00:14-03:00Ademilson Marques de Oliveiraoliveira.ademilsonmarques@gmail.comFernando Beckerfbeckerufrgs@gmail.comJosé Valdeni de Limavaldenilima@gmail.com<p>Este estudo relaciona a teoria construtivista de Jean Piaget com a aplicação das Tecnologias Educacionais Digitais (TEDs) nos processos de aprendizagem e de ensino. O objetivo é compreender como as interações, mediadas pelas TEDs, podem potencializar a construção do conhecimento, alinhando-se a princípios do construtivismo. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica de obras de autores renomados, como Piaget, Moran, Kenski e Valente, que discutem o papel das tecnologias no contexto educacional e fundamentam teoricamente esse esforço. Os resultados destacam que as TEDs podem promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, desafiando os alunos a assumirem um papel ativo no processo de construção do conhecimento e, por extensão, no processo de aprendizagem. A pesquisa conclui que a integração eficaz das TEDs no ensino construtivista requer investimentos em infraestrutura, formação continuada e políticas públicas inclusivas, a fim de garantir processo de aprendizagem significativo e uma educação equitativa e inovadora. </p>2025-10-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttp://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3770DESAFIOS DO PROFESSOR NA ERA DA EDUCAÇÃO MIDIÁTICA2025-05-12T16:19:47-03:00Maralice Alves de Oliveira Araújomaraliceoliveira995@gmail.comNayara Rodrigues Teodoronayararteodoropsi@gmail.comRegina de Souza Rocha Queirozreginasrochaq@gmail.comViviane de Sousaviviane.sousa10@gmail.com<p>Com o progresso das tecnologias digitais e a rapidez com que as informações são propagadas pela Internet, educar cidadãos conscientes para o uso das mídias tem ganhado relevância tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Diante desse cenário tecnológico surgem as indagações a respeito do uso das mídias no âmbito educacional: De que forma a escola, sobretudo, os professores vêm lidando com as mudanças advindas da inserção da mídia no processo de aprendizagem dos alunos? Quais as modificações estão acontecendo no fazer pedagógico dos professores? Os professores estão preparados para essa mudança? Quais os desafios/obstáculos a serem enfrentados? Diante dessas questões, este trabalho tem como objetivo principal, sintetizar, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, os desafios enfrentados pelo professor da educação básica diante do cenário da educação midiática no Brasil. Tendo como objetivos específicos: apresentar o panorama histórico de emergência de novas tecnologias na educação; descrever os desafios enfrentados por docentes na implementação e elaboração de práticas que considerem a educação midiática; elencar os aspectos formativos, estruturais, pedagógicos e psicológicos na atuação de professores da educação básica no Brasil com a utilização de mídias. As buscas foram feitas em plataformas do Portal de Periódico Capes e Google Acadêmico, sem recorte temporal.</p>2025-10-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttp://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3992PESQUISA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE TESES NO PERÍODO DE 2019 A 20242025-10-01T16:48:20-03:00Gilson Pequeno da Silvagilsonpequeno@hotmail.comDaniela Franco Carvalhodanielafrancocarvalho@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura realizada na base de dados da CAPES, abrangendo teses que adotaram a abordagem de pesquisa narrativa autobiográfica como método de investigação durante o período de 2019 a 2024, que engloba o período pandêmico e pós-pandêmico. Durante esse tempo, houve restrições governamentais e interrupções significativas nas atividades presenciais de escolas e universidades, com a transição para modalidades de ensino remoto e híbrido. Inicialmente, foram identificadas 507 dissertações e teses utilizando o termo "pesquisa narrativa autobiográfica". Em seguida, aplicaram-se critérios de inclusão e exclusão com base no período de estudo, área de concentração e área de conhecimento, resultando na seleção de 7 teses para análise detalhada. Essas teses foram submetidas a uma verificação e análise minuciosa, visando compreender como a abordagem narrativa autobiográfica foi empregada como método de pesquisa em meio aos desafios e mudanças trazidos pela pandemia, particularmente no contexto educacional.</p>2025-10-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttp://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/3872DEFICIÊNCIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS A PARTIR DE UM MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS2025-05-26T19:02:39-03:00GABRIEL RIBEIRO PADILHAgabrielribeiro_05@yahoo.com<p>Este trabalho teve como objetivo mapear e analisar produções acadêmicas sobre o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental com estudantes com deficiência, verificando seu alinhamento com as diretrizes da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). A metodologia consistiu em um mapeamento de trabalhos, o qual selecionou oito estudos que abordaram desde estratégias pedagógicas, até desafios e formação docente no contexto da educação inclusiva em Ciências. Os resultados revelaram que, embora existam avanços na proposição de metodologias adaptadas, como uso de Libras, Tecnologias Assistivas e recursos lúdicos, ainda encontramos desafios, especialmente na formação de professores, na disponibilidade de recursos e na adaptação e implementação do currículo e práticas pedagógicas inclusivas. A pesquisa demonstrou que a maioria dos estudos analisados destacam a importância da capacitação docente e da adaptação curricular, mas que ainda há uma lacuna entre o que prevê a LBI e a realidade das escolas. As discussões advindas da análise dos trabalhos reforçam a urgência de ações que incentivem, acompanhem e avaliem a implementação da legislação, bem como a formação docente e as práticas educativas inclusivas no Ensino de Ciências.</p>2025-11-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMPhttp://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/4021A CHEGADA E EXPANSÃO DOS SALESIANOS NO BRASIL: EDUCAÇÃO E EVANGELIZAÇÃO2025-09-29T17:01:17-03:00Alana de Oliveira Barbosaala_ol@hotmail.comDaniel Longhini Vicençonidaniel.longhini97@gmail.com<p> O objetivo deste artigo é apontar a trajetória dos Salesianos no Brasil, desde sua chegada até sua expansão e consolidação como um dos mais importantes agentes educacionais e evangelizadores do país. A Congregação Salesiana, também conhecida como Sociedade de São Francisco de Sales, é uma ordem religiosa católica fundada em 1859, na Itália, por Dom Bosco. Seu principal objetivo é educar e evangelizar a juventude, especialmente os menos favorecidos socialmente, seguindo um sistema pedagógico baseado na razão, religião e bondade. Os salesianos expandiram sua missão pelo mundo e chegaram ao Brasil em 1883. No decorrer do estudo, foi possível compreender a atuação dos padres Salesianos e seu alinhamento com o ultramontanismo. Desta forma, afirma-se que a congregação foi responsável por disseminar os valores do catolicismo em diversas regiões do país por meio da criação de escolas e instituições educativas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>História da Educação; Salesianos; Pedagogia.</p> <p> </p>2025-11-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos da FUCAMP