PESQUISA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA DE TESES NO PERÍODO DE 2019 A 2024

Autores

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma revisão sistemática da literatura realizada na base de dados da CAPES, abrangendo teses que adotaram a abordagem de pesquisa narrativa autobiográfica como método de investigação durante o período de 2019 a 2024, que engloba o período pandêmico e pós-pandêmico. Durante esse tempo, houve restrições governamentais e interrupções significativas nas atividades presenciais de escolas e universidades, com a transição para modalidades de ensino remoto e híbrido. Inicialmente, foram identificadas 507 dissertações e teses utilizando o termo "pesquisa narrativa autobiográfica". Em seguida, aplicaram-se critérios de inclusão e exclusão com base no período de estudo, área de concentração e área de conhecimento, resultando na seleção de 7 teses para análise detalhada. Essas teses foram submetidas a uma verificação e análise minuciosa, visando compreender como a abordagem narrativa autobiográfica foi empregada como método de pesquisa em meio aos desafios e mudanças trazidos pela pandemia, particularmente no contexto educacional.

Biografia do Autor

Gilson Pequeno da Silva, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e mestre em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com especialização em Gestão na Educação Pública pela mesma instituição. Professor de Ciências da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT) e da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande (SMECEL/VG). Pesquisador dos grupos de pesquisa Amplia - Amálgama em Educação, Ciência e Arte (UFU) e GPHSC — Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea (IFMT). A trajetória acadêmica e profissional está pautada na formação de professores e na construção de práticas pedagógicas sensíveis, inclusivas e violência escolar. Desenvolve pesquisas sobre sensibilidade docente, escuta pedagógica e vínculos afetivos na escola, articulando narrativas experienciais e reflexões teóricas na interface entre o ensino de Ciências, a formação humana e a prevenção ao bullying.

Daniela Franco Carvalho, UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Ciências Biológicas (1997) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Educação (2006) pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professora titular no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua desde 2008. Na pós-graduação em Educação (PPGED/UFU) trabalha a disciplina Conexões entre a Biologia e a Arte Contemporânea e pesquisa sobre museus, divulgação científica e ecofeminismo, tendo como referencial teórico a obra do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Coordena o Museu de Biodiversidade do Cerrado, com propostas educativas ambientais em parceria com o Núcleo Agroecológico Carinhosa, e lidera o grupo de pesquisa amplia - amálgama em educação, ciência e arte.

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Publicado

26/10/2025

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Artigos