REFLEXÕES SOBRE EDUCOMUNICAÇÃO E ARTE PARA JUVENTUDES, SOB UMA PERSPECTIVA FEMINISTA DE PESQUISA

Autores

Resumo

O fechamento das escolas durante a pandemia impactou profundamente o bem-estar de jovens, expondo-os/as a desafios emocionais e sociais. Nesse contexto, profissionais da educação recorreram à educomunicação, para apoiar a aprendizagem remota e fortalecer o desenvolvimento juvenil. Este artigo, baseado em uma dissertação de Mestrado, apresenta parte de uma pesquisa qualitativa que investiga como práticas educomunicativas incentivam o crescimento das juventudes em ambientes educacionais. As reflexões realizadas, nesta pesquisa, aplica uma perspectiva feminista, que valoriza a experiência e a representatividade de mulheres na ciência e na prática pedagógica. Os resultados indicam que a integração entre arte, comunicação e feminismos, não apenas apoia o desenvolvimento de adolescentes, mas também pode colaborar com a promoção de uma cidadania ativa e uma educação emancipadora para todas as pessoas.

Biografia do Autor

Cláudia Lahni, PPGECH-UFSCar

É professora permanente do PPGECH-UFSCar (Programa de Pós-Graduação Estudos da Condição Humana - Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba). Faz parte da Equipe Editorial da Revista Estudos da Condição Humana (Echu). É professora Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom-UFJF), em exercício no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) da UFSCAR. É vice-líder do Flores Raras - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos (CNPq) e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular (ABPCOM). Fez pós-doutorado (2014) em Comunicação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), doutorado (2005) e mestrado (1999) em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP); especialização em Jornalismo (1996) na Faculdade Cásper Líbero e graduação em Jornalismo (1990) na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Lésbica Feminista, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Comunitário e Ensino de Jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação para a cidadania, feminismos, comunicação comunitária, comunicação e relações de gênero, comunicação e lesbianidade, educomunicação, direito à comunicação, comunicação e educação, rádio comunitária, imprensa sindical, participação e cidadania

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Publicado

02/11/2025

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Artigos